7 de novembro de 2013

Linhas de ônibus são transferidas para nova fase de obras do Novo Centro

No último dia 20, as linhas de ônibus do Terminal Rodoviário de Carapicuíba passaram por mudanças para que a nova fase do Projeto Novo Centro seja iniciada: a demolição, preparo para a fundação e a fixação das estacas de sustentação da laje.

Por conta destas novas etapas, o terminal de ônibus localizado na Av. Diógenes Ribeiro de Lima (ao lado da estação de trem de Carapicuíba), será demolido. As linhas municipais da Empresa de Transporte e Turismo de Carapicuíba (ETT) e Del Rey Transportes, que faziam “ponto final” neste terminal passaram a fazer a parada na Rua Nelson Neves da Fonseca, ao lado da Escola Toufic Joulian.

As linhas transferidas são:

104 – Ariston / São Daniel (ETT)

105 – Olaria (ETT)

11 – Vila Crett (Del Rey)

A ressalva são as linhas 113 – Circular Ariston (ETT) e 17 - Jd. Veloso (Del Rey) que passarão para o terminal provisório em funcionamento na Av. Deputado Emílio Carlos.

Os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) podem acessar a estação de Carapicuíba pela calçada da Av. Diógenes Ribeiro de Lima, como já acontece hoje. Este acesso será mantido para não prejudicar usuários e comerciantes locais.

As mudanças terão sinalização especial para passageiros e pedestres que utilizam o transporte coletivo municipal. Também serão colocadas placas informativas para ajudar a população a localizar os novos pontos de ônibus.

Projeto Novo Centro

O Projeto Novo Centro prevê a construção de passarela, boulevard, túnel da Av. Mário Covas e do novo terminal de ônibus com acesso à CPTM. A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Carapicuíba e o Governo do Estado, por meio do FUMEFI (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento).

As intervenções são as maiores realizadas pelo FUMEFI até hoje e superam a marca de R$ 60 milhões. Até o momento, já foram construídas as novas ruas que hoje fazem parte do Sistema Viário da Lagoa. Para isso, foram necessárias a canalização do Córrego da Pedreira, abertura e pavimentação de novas vias.

A estrutura do novo terminal terá uma passarela que vai ligar o Calçadão à Estação Ferroviária, às faculdades e ao Parque da Lagoa. Essa iniciativa trará grandes benefícios à população e nova dinâmica à região.