Notícias
Carapicuíba recebe prêmio no combate à tuberculose
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 16 de outubro de 2014
Pelo 8º ano consecutivo, a Prefeitura de Carapicuíba recebeu o certificado “Qualidade nas Ações de Controle”, em reconhecimento da eficiência nas ações de prevenção e tratamento da Tuberculose durante 2013, promovidas pela Secretaria da Saúde. O prêmio foi conferido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Entre os 15 municípios que compõem o GVE 10 - Osasco, oito cidades foram contempladas, entre elas, Carapicuíba. O Departamento de Vigilância Epidemiológica atingiu o índice de 87% de cura dos casos comprovados, ficando acima do exigido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de 85%.
A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica orienta que quem estiver com tosse há mais de três semanas deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa, para uma avaliação e realização do exame de escarro.
O tratamento da tuberculose em Carapicuíba é desenvolvido pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde, que funciona das 7h às 17h, na Alameda dos Lírios, 150 Vila Lourdes. Os exames de baciloscopia são realizados no próprio Laboratório de Análises Clínicas da de Carapicuíba.
A tuberculose tem cura. É uma doença infecciosa causada pela bactéria Bacilo de Koch, que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. Apenas a forma pulmonar é contagiosa. É importante, como medida de proteção individual, a aplicação da vacina BCG no primeiro mês de vida.
- Últimas Notícias
-
16 de janeiro de 2026
Prefeitura abre inscrições para o Programa Artista no Shopping
-
12 de janeiro de 2026
Prefeitura de Carapicuíba abre mais de 1.800 vagas para as Escolinhas de Esportes
-
7 de janeiro de 2026
Vacinação contra a dengue segue no município
-
7 de janeiro de 2026
Prefeitura abre inscrições para os cursos gratuitos do Projeto Foco
-
5 de janeiro de 2026
Prefeitura prorroga retirada do Cartão Pesagem até 12 de janeiro