Notícias
Ambulantes recebem licença para trabalhar
Secretarias: Desenv. Econômico, Social e TrabalhoData de Publicação: 20 de maio de 2011
No último dia 26 de novembro, o Teatro Municipal Jorge Amado ficou lotado e cerca de 295 licenças foram entregues.
Ambulantes que trabalham em Carapicuíba, lotaram o Teatro Municipal Jorge Amado no último dia, 26 de novembro, quando receberam licença para exercerem a atividade na cidade.
Foram concedidas pela Prefeitura, através da Diretoria de Abastecimento, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho, cerca de 295 licenças. A atividade foi organizada pela diretora Cristiane Mascarenhas, com auxílio da equipe do departamento.
O Secretário da pasta, Marcelo Dourado, formalizou a entrega das licenças acompanhado pelo Secretário Municipal de Receita e Rendas, Joel Aparecido de Oliveira e do representante da Polícia Militar, Capitão Souza Diniz.
O prefeito Sergio Ribeiro prestigiou a atividade e conversou com os ambulantes, ressaltando que com a criação da Lei 2.970/2009, a Prefeitura teve a preocupação de organizar o comércio ambulante no Município, a partir da criação de normas para a concessão das licenças, evitando transtornos. Ele afirmou, ainda, que "a atividade dos ambulantes é importante e contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade".
Legislação
A Lei 2.970, de 29 de dezembro de 2009 (alterada pela Lei Municipal 3031 de 04/10/2010 e pelo Decreto nº 4019/2010), considera comércio ambulante toda e qualquer forma de atividade ocasional, exercida individualmente nas vias e logradouros públicos. O ambulante precisa exercer pessoalmente seu comércio ou poderá, ter revogada, sua licença, que tem validade de um ano.
Para conseguir a licença o ambulante precisa apresentar uma série de documentos, dentre eles, comprovante de inscrição do cadastro de pequeno empreendedor.
Os que trabalham comercializando alimentos, precisam também, do Certificado de Boas Práticas Alimentares, emitido pela Vigilância Sanitária do Município.
No mês passado, a Prefeitura, através da Vigilância Sanitária e da Diretoria de Abastecimento, concedeu um curso a todos os manipuladores de alimentos, explicando os procedimentos corretos de manipulação e conservação.
Os ambulantes receberam, ainda, uma cartilha explicando a legislação, passo a passo.
Texto: Suzana Camargo
Fotos: Gilberto Cerri
- Últimas Notícias
-
9 de março de 2026
Prefeitura no Seu Bairro e Saúde + Perto de Você: Edição conjunta com serviços gratuitos na Cohab 5
-
4 de março de 2026
Prefeitura de Carapicuíba celebra a conquista do Selo Prata de Referência em Atendimento pelo Sebrae Aqui
-
3 de março de 2026
Prefeitura de Carapicuíba promove evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher neste sábado (7)
-
2 de março de 2026
Mês da Mulher: Ciclo de palestras presenciais fortalecem o empreendedorismo feminino
-
2 de março de 2026
Prefeitura abre inscrições para o Concurso Miss e Mister 2026