Notícias
Tradicional Festa de Santa Cruz é realizada na Aldeia Jesuítica de Carapicuíba
Secretarias: Cultura e TurismoData de Publicação: 23 de abril de 2013
A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Comunidade Santa Catarina e dos festeiros, realiza nos dias 01,02, 03 e 04 de maio, a tradicional Festa de Santa Cruz, na Aldeia Jesuítica de Carapicuíba. Serão quatro dias de quermesse e show de música sertaneja e raiz.
Acompanhe a programação e participe!
1º de Maio
14h00 – Roda de Viola com todos os violeiros de Carapicuíba e Região
18h00 – Coral da Associação Conexão
19h30 – Tríduo – Pelo ano da Fé
20h30 – Música de Raiz com Anísio do Bandolim
2º de Maio
19h00 – Levantamento do Mastro
20h00 – Término da Novena e Tríduo “Pelo ano da Fé”
21h30 – Apresentação da Dança de Santa Cruz ou Sarabaquê
3º de Maio
11h00 – Missa em louvor a Santa Cruz
14h00 – Show de Música Raiz
16h00 – Coral da Associação São Joaquim
17h30 – Procissão pelo Parque da Aldeia em louvor à Santa Cruz
19h00 – Música raiz com o cantor Gabriel
4º de Maio
16h00 – Quermesse com show de música raiz
21h00 – Apresentação da Dança de Santa Cruz ou Sarabaquê
Tradição religiosa e cultural
A Festa de Santa Cruz, que acontece há mais de 300 anos, nasceu do interesse dos Jesuítas na catequização dos indígenas. Com os anos, houve uma fusão dos elementos católicos, com novenas, cânticos religiosos e louvações em quadrinhas da Cruz do Calvário com os elementos indígenas, com os passos da dança de Santa Cruz, conhecida como Sarabaquê ou Sarabaguê.
Graças à dedicação e compromisso dos festeiros, com o legado cultural passado de geração em geração, a festa acontece anualmente no mesmo local e data. Avalia-se, inclusive ser uma das mais significativas tradições populares dos arredores da capital paulista. Seu valor histórico é reconhecido nacionalmente.
Embora essa festa tenha conseguido ultrapassar as barreiras do tempo, prevalecendo até a atualidade, numa reafirmação da cultura do município, ela só será completa com a presença da população. Portanto, neste sentimento de festa, em que a atmosfera participativa torna-se um de seus significados principais, os organizadores convidam a todos para participarem e conhecerem seu o referencial histórico cultural.
- Últimas Notícias
-
31 de outubro de 2025
Prefeitura de Carapicuíba realiza nova edição do #VemPassarinhar no Parque dos Paturis
-
30 de outubro de 2025
Prefeitura abre 170 vagas para bolsistas do Programa Auxílio Desemprego
-
23 de outubro de 2025
Prefeitura de Carapicuíba atualiza processo de solicitação do Transporte Social pelo portal Facilita Digital
-
21 de outubro de 2025
Prefeitura encerra Semana das Crianças com Festa no Parque neste sábado (25)
-
21 de outubro de 2025
Inscrições abertas para o 1º Pedalando Sem Fronteiras, que conecta Cotia e Carapicuíba com esporte, sustentabilidade e cultura