Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Festa da Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba

Secretarias: Cultura e Turismo
Data de Publicação: 14 de maio de 2012

Nos dias 01, 02,03 e 04 de maio acontece mais uma edição da Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba. São quatro dias fartos de quermesse, show de música sertaneja e raiz, bingo e leilão beneficentes. A organização é de Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Comunidade Santa Catarina e dos festeiros, representados este ano por Israel Pereira de Souza (Nenê) e Lucia Helena de Morais.

No dia 1º de maio, a Praça da Aldeia apresenta a partir das 17 horas, a dança “Trança-fitas” e o Sarau Caipira. No dia 2, às 19h ocorre o levantamento do mastro, encerramento da novena e a apresentação da Dança de Santa Cruz.

No dia 3, dia da Santa Cruz, haverá missa às 11h e a procissão às 17h. Já os dias 3 e 4 apresentam show e novamente a Dança de Santa Cruz. A festa termina ao amanhecer do dia 5, quando os festeiros dançam e tocam na tradicional Zagaia, uma grande roda onde todos podem executar versinhos em sinal de grande alegria e confraternização.


Tradição religiosa e cultural

A Festa de Santa Cruz, que acontece há mais de 300 anos, nasceu do interesse dos Jesuítas na catequização dos indígenas. Com os anos, houve uma fusão dos elementos católicos, com novenas, cânticos religiosos e louvações em quadrinhas da Cruz do Calvário com os elementos indígenas, com os passos da dança de Santa Cruz, conhecida como Sarabaquê ou Sarabaguê.

Graças à dedicação e compromisso dos festeiros, com o legado cultural passado de geração em geração, a festa acontece anualmente no mesmo local e data. Avalia-se, inclusive ser uma das mais significativas tradições populares dos arredores da capital paulista. Seu valor histórico é reconhecido nacionalmente.

Embora essa festa tenha conseguido ultrapassar as barreiras do tempo, prevalecendo até a atualidade, numa reafirmação da cultura do município, ela só será completa com a presença da população. Portanto, neste sentimento de festa, em que a atmosfera participativa torna-se um de seus significados principais, os organizadores convidam a todos para participarem e conhecerem seu o referencial histórico cultural.


topo